O que é o petróleo?
Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha, não se incluem nesta definição.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), escritor brasileiro, esteve diretamente preocupado em 1931 com questões que envolviam a política do petróleo no Brasil, fundou a Companhia Petróleo do Brasil. Em 1933 extraiu petróleo de seu poço em Araquá (BA), no ano seguinte percorreu o Brasil denunciando as manobras da política de exploração de grandes empresas petrolíferas internacionais no Brasil. Em 1941, escreveu uma carta ao governo, então chamado de "Estado Novo" e que tinha a frente o Ditador Getúlio Vargas, protestando contra a política petrolífera que estava sendo executada pelo governo Brasileiro. Em consequência, foi preso e condenado a seis meses de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional. Havia na época um interesse oficial em afirmar que no Brasil não havia petróleo. Monteiro Lobato como bom Brasileiro e que não desiste do que acredita, mesmo tendo sido perseguido, preso e criticado, teimou em dizer que no Brasil havia petróleo e que era preciso explorá-lo para dar ao seu povo um padrão de vida à altura de suas necessidades. Em 1936, expôs em O escândalo do petróleo todas suas idéias sobre o tema.
Você têm uma vaga ideia sobre a prospecção do petróleo e seu refino, então mate a curiosidade para aumentar um pouco seu conhecimento. (Veja as animações).
A prospecção de petróleo define-se como a atividade da detecção de reservas de petróleo e gás natural (hidrocarbonetos fósseis) por métodos de prospecção geofísica e como a sísmica de reflexão, que permitem analisar a estrutura do subsolo em profundidade sem a necessidade de custosa escavação ou perfuração (sondagem).
A prospecção de petróleo faz parte das etapas do conjunto de processos e procedimentos que constituem a exploração de petróleo.
O videoclipe é meio antigo do telecurso 2000, mas, ajuda até termos um melhor.