sábado, 1 de março de 2014

Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia


As diferenças fundamentais entre Química, Física e Biologia 

Há uma  necessidade de compreensão das características das ciências da natureza quando as estudamos. Devemos ter claro a diferença que existe entre cada uma das ciências da natureza,  assim como, compreender a interação entre elas antes de avançarmos no estudo de cada uma delas.

Atenção!

Fenômeno é um acontecimento observável , particularmente algo especial, literalmente "algo que pode ser visto", derivado da palavra grega phainomenon = "observável"

Um fenômeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana.

Na linguagem vulgar, contudo, dado o sentido comum do termo "fenômeno", esta expressão refere-se, em geral, aos fenômenos naturais perigosos também designados como "desastres naturais". 

Os fenômenos artificiais são aqueles ligados a operações e processos que ocorrem com a interferência do ser humano. Por exemplo, aqueles ligados ao processo da cadeia produtivo.

Os fenômeno das ciências da natureza compreendem  transformações ou modificações ocorrem com mudanças qualitativas na matéria. Um fenômeno,  neste sentido,  pode ser classificado em químico, físico e biológico.  

Vamos Pensar um pouco!

Os fenômenos químicos estão ligados as transformações que possibilitam as  combinações de elementos químicos em interações chamadas  de ligações químicas  permitindo a transformação da sua composição química de uma substância em outra.

Os fenômenos físicos estão ligados as transformações que possibilitam a interação da matéria, alteração no estado de agregação, alteração de movimento,  energia, sem que haja  qualquer modificação na  composição química entre seus elementos.

Os fenômenos biológicos englobam os químicos e físicos em seus sistemas, possibilitando que se analise suas transformações de forma integrada, respeitando as peculiaridades de cada um daqueles fenômenos mencionados. 


Ciências Naturais

Ciências naturais são ciências que descrevem, ordenam e comparam os fenômenos naturais, isto é, os objetos da Natureza e os processos que nela têm lugar, e determinam as relações existentes entre eles, formulando leis e regras. Pode distinguir-se entre ciências exatas (como a física e química) e ciências predominantemente descritivas (biologia, incluindo a microbiologia e a paleontologia, geografia, geologia, cristalografia, etc). 
http://www.significados.com.br/ciencia/



Veja aqui - Fenômenos Físicos e Químicos


Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;


O fenômeno químico altera a natureza da matéria. 


Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.  Veja a demonstração com o papel:

Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de fórmulas e equações químicas.

Combustão do etanol ou álcool comum: Nesta reação química, uma molécula de etanol representada pela fórmula (C2H5OH) reage com três moléculas de gás oxigênio do ar atmosférico representado pela fórmula (O2), produzindo duas moléculas de gás carbônico (CO2) e três moléculas de água representada pela fórmula (H2O), conforme a equação:

2OH(l) + 3 O 2(g) => 2 CO 2(g) + 3 H 2O(l) + calor

Fenômeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.

O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.



Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

Exemplos de fenômenos físicos: a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta, etc.

As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo e a evaporação do álcool são exemplos dessas propriedades.

Por Líria Alves - Graduada em Química
http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm


Química e Física

Os fenômenos relacionados a química e física se fundamentam a princípio a partir das interações subatômicas, entre as partículas elementares e fundamentais em número aproximado de 61 e suas energias a nível microscópico e em uma outra etapa através das interações e  manifestações da matéria a nível macroscópico na substância dos corpos. 


O Átomo - unidade estrutural da matéria ou das substâncias. Estudada pela química e física.


Biologia


Partindo da definição de fenômeno como qualquer acontecimento observável, fenômeno biológico é toda a ocorrência que diz respeito aos seres vivos, tais como as transformações que se operam nos organismos no âmbito da sua fisiologiareprodução, ou mesmo ao nível intra-celular, assim como as interações do meio.



A Célula -  unidade estrutural da vida, estudada pela biologia.

A célula pode ser definida como uma massa de substâncias delimitada por uma membrana que protege o citoplasma e o núcleo.

Atenção!

A célula é formada por milhares de substâncias que são formadas por átomos.  É capaz de realizar todas as funções vitais importantes para ela, sendo considerada a unidade biológica (morfológica e funcional) na estrutura dos organismos.


http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-celula--uma-unidade-biologica.html


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Historia da Ciência Química


A Ciência também tem história

Assim como qualquer conhecimento humano a química como ciência tem no transcorrer do tempo construído sua própria história que é a história de dominação do ser humano sobre o mundo material. A ciência química com seu conhecimento nos possibilitou desenvolver muitas tecnologias  que no passado pareciam impossíveis de serem concebidas, mas, que hoje estão em nosso alcance. A ciência química é aquela que observa e descreve as transformações do mundo da matéria, compreendendo as possibilidades dos fenômenos que envolvem a combinação entre os elementos químicos.  





Vamos pensar um pouco!

O que é Ciência:

Ciência é uma palavra que deriva do termo   latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.

A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.
http://www.significados.com.br/ciencia/

O que é Tecnologia:

O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle. 
http://www.significados.com.br/ciencia/
Atenção!
O desenvolvimento tecnológico provoca mudanças na economia, na politica, na cultura, nas relações humanas e nas relações entre o ser humano e a natureza  alterando a geografia e criando a história do mundo, portanto, provocando mudanças no mundo e na sociedade