sexta-feira, 24 de abril de 2015

LIPIDIOS (Gliceridios/Cerídios/fosfolipídios/Esteróides )

Os lipídios podem ser classificados em: Ácidos Graxos (esterificados), Triglicerídios (Triglicéridos ou glicéridos),  Glicoesfingolipídios, Fosfolipídios, Esfingolipídeos, Prostaglandinas, Terpenoides, Esteroides, carotenoides.              





Num Congresso Internacional de Bioquímica em 1922 estabeleceu-se que os ésteres que por hidrólise fornecem ácidos carboxílicos superiores (ácidos graxos) seriam enquadrados num grupo geral, os lipídios ou lípides (do grego lipo, gordura).


REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO


Resultado de imagem para ester de acido graxo



O glicérido (Triacilglicerol) pode ser óleo ou gordura: será um óleo se for derivado de ácido graxo insaturado ou será gordura se for derivado de ácido graxo saturado.



Os lipídios são substâncias orgânicas brancas ou amareladas solúveis em solventes orgânicos não polares, insolúveis em água, untuoso ao tato deixando manchas translucidas no papel. Tais substâncias são assim classificadas em virtude de terem como base uma propriedade física que é a solubilidade em solventes orgânicos: álcool, querosene, clorofórmio, éter e benzina; e não pelo resultado de sua estrutura,  por essa razão, os lipídios apresentam uma variedade de estruturas e funções.


Podem ser encontrados no leite e derivados, na gema do ovo, nas carnes, nos óleos vegetais e em frutos, como abacate e o coco. Eles estão presentes nas membranas de todas as células; nas nervosas, formam várias camadas, que funcionam como isolantes elétricos do impulso nervoso. Alguns lipídios formam também hormônios e vitaminas.