sábado, 3 de agosto de 2013

TABELA PERIÓDICA COMPLETA



Você sabia!

Em 1800, os cientistas já conheciam um número considerável de elementos químicos, em torno de 60, e muitas de suas propriedades químicas e físicas já haviam sido determinadas. O cientista alemão Lothar Meyer e o cientista russo Dmitri Ivanovitch Mendeleiev, trabalhando de forma independende, perceberam que, colocando em um gráfico certas propriedades químicas e físicas dos elementos, em função de sua massa atômica (erroneamente chamado de peso atômico), obter-se-ia na leitura do gráfico uma curva periódica.

LEI PERIÓDICA (Primeira versão): Algumas propriedades químicas e físicas dos elementos variam periódicamente em função de suas massas atômicas.

Mendeleiev construiu uma tabela onde cada linha horizontal, chamou de período, ali representava um período dos gráficos das propriedades em função da ordem crescente de suas massas atômicas e onde cada coluna vertical, chamou de família ou grupo, pois, mostrava os elementos que tinham propriedades químicas semelhantes. Mendeleiev organizou sua classificação para os 60 elementos da época e ficavam alguns "Buracos", os quais, afirmava, seriam preenchidos posteriormente. Ele previu as propriedades desses elementos desconhecidos, baseando-se nos elementos vizinhos da classificação. Um exemplo típico é o conjunto de propriedades do Germânio. Este elemento era desconhecido da época e Mendeleiev chamou-o de eka-silício (abaixo do silício), na coluna 14, na família do carbono, C, Si, eka-Si, Sn, hoje, C, Si, Ge, Sn. A classificação apresentava alguns problemas, por exemplo, o níquel e o cobalto (Ni - Co ) ficavam em posições contrárias às atuais ( Co - Ni ), se colocadas em ordem crescente de massa atômica. Ele afirmava que outro critério iriam ser criado para sanar essas falhas. Em 1913, Moseley lançou o conceito de número atômico (Z) que indica a quantidade de prótons contidos no núcleo do átomo, e a tabela de Mendeleiev foi reorganizada. Os elementos químicos foram dispostos em ordem crescente de número atômico (Z), onde chegou-se a tabela atual.

LEI PERIÓDICA (Versão atua ) OU LEI DE MOSELEY: Algumas propriedades químicas e físicas dos elementos variam periodicamente em função de seus números atômicos (Z).


Vamos pensar um pouco!

Elemento químico é um conjunto de átomos que possui um símbolo químico e é identificado pelo número atômico (Z). Os símbolos químicos são representados por uma letra maiúscula seguida de uma minuscula, por exemplo, Na - elemento químico Sódio,  Be - elemento químico Berílio, etc. Já aqueles com uma só letra, esta é maiúscula também, por exemplo, C - elemento químico carbono, O - elemento químico oxigênio, etc. Os elementos químicos com seus símbolos químicos estão todos representados na Tabela Periódica dos elementos Químicos.
Atenção !



A tabela periódica é dividida em coordenadas - as colunas são as famílias ou grupos e sendo identificadas de 1 até 18, e as linhas são os períodos sendo identificados de 1 até 7. Há classificações que identificam as famílias ou grupos por 1A, 2A, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10B, 11B, 12B, 13A, 14A, 15A, 16A, 17A e 18A, porém, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), instituição que regulamenta e normatiza os conhecimentos da química orienta que atualmente passemos a usar a classificação das famílias ou grupos na sequência de 1, 2, 3, 4, 5, 6 , 7 ,8 ,9 ,10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18. Veja mais detalhes no videoclipe do Prof. Carlos Vitorino.





Essa é boa! - Tabela Periódica - Show de Tabela Periódica dos Elementos Químicos - Vai ver.









Nenhum comentário:

Postar um comentário