REPRESENTAÇÃO
DO NÚMERO ATÔMICO (Z)
Este número indica a quantidade de prótons que existe no núcleo do átomo e corresponde a identidade de cada átomo. Não é possível encontrarmos elementos químicos com símbolos iguais, apresentando número atômico diferente.
Exemplo: 4 Be (z = 4; p = 4; e
= 4 )
Berílio
11 Na (z = 11; p = 11; e = 11 )
Sódio
Atenção!
Número Atômico ( Z )
É um valor representado no canto inferior esquerdo do simbolo do elemento químico.
|
REPRESENTAÇÃO DO NÚMERO DE
MASSA
(A)
Este número indica a quantidade somada de prótons e nêutrons do núcleo do átomo.
Exemplo: 31P (A = 15P+ + 16n0 = 31)
36Cl (A = 17P+ + 19n0 = 36)
É um valor representado no canto superior esquerdo do simbolo do elemento químico.
Quando lemos a tabela periódica encontramos lá representados os números atômicos (Z) que podemos localizar a partir de uma legenda. Quando removemos de lá a informação e reescrevemos fazemos isto na forma de notação que nada mais é do que as representações que aprendemos a pouco. Outro atenção que devemos ter é quando reescrevemos o número que dá origem ao número de massa. Devido ao fato da massa atômica (quantidade de matéria) ser um número muito próximo do número de massa (A) [quantidade de partículas somadas = prótons + nêutrons] podemos fazer uso da massa atômica desde que tomemos o cuidado de proceder os arredondamentos dos números que na tabela são com virgula para números inteiros. Exemplo: Cloro: massa atômica = 35,5 para considerarmos o número como número de massa devemos arredondá-lo, então, ele ficará 36.
Observação: quando o número após a virgula for menor que 0,5 ele não sofre arredondamento e se ele for igual ou maior que 0,5 sofrerá arredondamento.
Ex: 20,2 ficará 20 / 83,8 ficará 84
Massa atômica = 35,5 / Número de massa (A) = 36
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário