sábado, 9 de novembro de 2013

A tabela periódica - suas famílias, períodos e blocos


A tabela periódica têm colunas chamadas famílias ou grupos identificadas na atualidade segundo orientação da IUPAC por números de 01 até 18 . Já os alinhamentos da tabela são chamamos de períodos,  numerados  de 01 até 07.  



Preste atenção! 

Veremos que os níveis são algumas vezes tratados por uma terminologia mais antiga, ou seja, são chamados de camadas que são correspondentes. Veja a seguir a correspondência nível-camada: 1-K, 2-L, 3-M, 4-N, 5-O, 6-P, 7-Q

 A tabela é dividida em blocos (ns / np ns - dos elementos representativos) e  (nd ns / nf ns - dos elementos de transição e dos elementos de transição interna - Lantanideos e actinideos). Para identificarmos as famílias e períodos devemos nos dedicar ao estudo dos níveis de valência.

Ao observarmos as famílias dos elementos representativos percebemos que possuem nomes especiais, por exemplo, os da família 1 ou 1A são os metais alcalinos, os da família 2 ou 2A são os metais alcalinos terrosos, os da familía 13 ou 3A são a família do Boro, a família 14 ou 4A são a família do Carbono, a família 15 ou 5A são a família do Nitrogênio, os da família 16 ou 6A são a família dos calcogênios, os da família 17 ou 7A  são a família dos halogênios e finalmente os gases nobres que são da família 18, 8A ou 0.

Os gases nobres possuem níveis de valência completa com 2 ou 8 elétrons no nível de valência e o hidrogênio se porta na família 1 ou 1A  por possuir nível semelhante, tal qual, os metais alcalinos com um elétron no nível de valência ou como um membro da família dos halogênios por ter a capacidade de receber 1 elétron  para ficar com o nivel completo  imitando o gás nobre  Hélio com dois elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário