No início dos estudos da química, por volta de 1776, Torben Bergman, classificou a química em orgânica que estuda os compostos obtidos dos seres vivos, os compostos orgânicos e Inorgânicos ou minerais que estuda os compostos obtidos do reino mineral, os compostos inorgânicos.
Não acreditava-se na época que os compostos orgânicos pudessem ser produzidos em laboratório e era defendida a teoria da força vital, na qual sem essa força, somente existente nos seres vivos, não era possível surgir tais compostos, segundo o defensor dessa idéia, Jons Jakob Berzelius.
Em 1828, Friedrich Wohler, destruiu essa teoria, depois de obter a uréia por meio de aquecimento do cianato de amônio, esta reação foi chamada de síntese de Wohler que provou que sem a interferência da força vital era possível obter compostos orgânicos.
Aquecendo em laboratório o cianeto de amônia, que é uma substância inorgânica, o cientista Wohler, obteve a uréia, que é uma substância orgânica.
Observe a equação química abaixo:
Em 1789, Antoine Laurent Lavoisier, depois de muitas análise concluiu que o elemento carbono esta presente em todos os compostos provenientes dos seres vivos.
A química orgânica é a química do carbono, que é tetravalente e que forma cadeias carbônicas através de ligações covalentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário